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Reparação em módulo de injeção eletrônica – Teste de central de injeção eletrônica fora do veículo​

Todo veículo automotor possui um sistema integrado que gerencia o seu funcionamento, sendo estes divididos em dois setores: auto mecânica e auto elétrica. Com a evolução tecnológica e o advento da injeção eletrônica, os automóveis veem sofrendo mudanças drásticas em seus componentes, cada dia mais sendo atualizado os seguintes itens: imobilizador, computador de bordo, painel digital, módulos de ABS, airbag, câmbio automático, GPS integrado, controle de tração e diversos outros recursos eletrônicos que se tornam cada vez mais comum nos veículos

Codificação de chaves

A disponibiliza uma maior segurança para o veículo, ela contém um pequeno transponder que é utilizado para guardar informações como o código do imobilizador, conhecido como pincode.A chave pode ser programada por meio de um equipamento de programação de chaves. Quando a chave é ligada na ignição do veículo, é comparado o código pelo sistema imobilizador e central de injeção, estando tudo em conformidade, à unidade de controle do motor liberará o funcionamento do veículo.

Reparação em painel de instrumentos

A chave codificada disponibiliza uma maior segurança para o veículo, ela contém um pequeno transponder que é utilizado para guardar informações como o código do imobilizador, conhecido como pincode. A chave pode ser programada por meio de um equipamento de programação de chaves. Quando a chave é ligada na ignição do veículo, é comparado o código pelo sistema imobilizador e central de injeção, estando tudo em conformidade, à unidade de controle do motor liberará o funcionamento do veículo

Solução de problemas com correção de DPF e EGR de camionetes e VANS

DPF vem do Inglês ‘’Diesel Particulate Filter’’ que em português quer dizer ‘’Filtro de partículas de Diesel, é um filtro desenvolvido para remover partículas de diesel e gases de escape dos veículos. Os sensores do DPF tomam a decisão de acionar a regeneração ativa, onde é injetado um aditivo ao filtro e feita a combustão da fuligem acumulada. EGR é o ‘’Recirculação dos gases de Escape’’, uma válvula criada para reduzir a emissão de NOx nos motores diesel e gasolina, possuindo a reutilização de uma quantidade de fases de exaustão na admissão do motor

Diagnóstico no sistema de eletrônica embarcada

O diagnóstico elétrico de um sensor se baseia no fato de que em condições de funcionamento normal o sensor deve estar dentro de sua faixa nominal de operação. A verificação de um sinal fora desta faixa permite após um oportuno tempo de filtragem e de confirmação, diagnosticar o defeito no sensor. Se tendo sinais fora da faixa nominal do sensor, nos estágios de entrada da ECU, permite avaliar um possível mau funcionamento ou defeito no sensor por motivos de interrupção do circuito. Existem dois sensores para medir a mesma grandeza física e se houver uma que não está em conformidade entre os dois sinais, a ECU reconhecerá este evento como uma desconformidade de sinais e tomará uma ação para garantir o funcionamento do motor, sem comprometer a segurança do usuário

Reparação em Direção Elétrica

uma caixa de direção faz com que as rodas exerçam os movimentos realizados ao volante e o seu funcionamento se faz necessário para que o veículo consiga se movimentar. Existem três tipos de manutenções de direção elétrica automotiva: manutenção do sistema de direção com bomba eletro-hidráulica não é tão simples, um pouco mais caro e mais trabalhoso, onde é utilizado um óleo diferente do convencional e as peças trabalham de maneira distinta, manutenção do sistema de direção com coluna elétrica, não se tem manutenção preventiva para esse sistema, consiste apenas na reparação, onde os componentes elétricos do motor são trocados quando eles queimam ou sofrem algum curto circuito e manutenção do sistema de direção com caixa elétrica, muito parecido com o sistema anterior, onde ocorre curto circuito ou queima e também não se tem manutenção preventiva ou aviso prévio de falha, o volante endurece e por vezes solta, quando o caso for de curto circuito, porém, quando se tem queima total o volante pesa e não fica leve e de fácil manuseio enquanto não for feito a devida manutenção e troca dos componentes elétricos desta caixa.

Reparação em sistema ABS

chamado de Antiblock Brake System, tem a função de evitar o bloqueio das rodas em frenagens bruscas, fazendo com que o veículo ainda fique controlável. Atuam juntamente com os sensores que monitoram a rotação das rodas, enviando pulsos para o módulo que identifica os diferentes tipos de rotação que ocorre, caso haja um bloqueio de uma delas. É o módulo eletrônico do ABS que analisa os sinais recebidos dos sensores instalados nas rodas ou no eixo traseiro do sistema de freio, e processa todas as informações recebidas. Desta forma, envia os comandos precisos para a central hidráulica, em conjunto com o módulo eletrônico.

Reparação em sistema Airbag

Criado para uma proteção da integridade física e da vida do motorista e passageiros, tem como segurança suplementar, os seguintes acessórios, como cintos de segurança com pré-tensionadores e bolsas que inflam quando houver impacto ou colisão no veículo, tem por objetivo evitar colisões do corpo do motorista e passageiro com a estrutura rígida do veículo. O perfeito funcionamento deste sistema é essencial para a melhor segurança de todos dentro do automóvel.

Programação automotiva

A programação automotiva se resume em 3 situações especificas, sendo elas:

Situação 1 – Módulo de comando novo e módulo do imobilizador já programado. Este, requer a execução de diversos procedimentos de programação do módulo de comando, posteriormente sendo feito da programação das chaves.

Situação 2 – Módulo de comando e do imobilizador novos. Diante disso, requer procedimentos de programação de chaves e do módulo de comando.

Situação 3 – Módulo de comando usado para testes em outro veículo. É necessário que haja muito cuidado na utilização de módulo de comando, sempre deve-se verificar se as senhas dos módulos utilizados estão presentes, caso não se tenha as senhas, é preciso solicita-las. É essencial a verificação da existência de duas chaves para cada módulo do imobilizador. Se todas as condições citadas foram atendidas, o módulo defeituoso precisará ser removido e substituído, posteriormente sendo feita a execução da programação das chaves e a programação do módulo imobilizador.

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